Análise dos outros documentos MCE Byte - Arquivistas de Madrid
E ai pessoaaaaas..!! baumm? Então, ja postamos a análise do Pedido, do Kit MCE Byte, e aí ficaram faltando analisar a Tabela de Preços, o Prospecto, as Imagens Impossíveis, a Ficha Funcional e a Nota Fiscal.  Então vamos a elees!!!

 Tabela de Preços

Denominação: Tabela de Preços de Viagens Virtuais
Descrição: Documento que contem informações a respeito dos preços das viagens virtuais. Nele há, de acordo com a viagem desejada pelo cliente, o preço total e final da viagem - esse último já com acréscimo dos impostos - preço dos impostos, custo da empresa para a realização da viagem e a comissão das vendas. É utilizado pelo vendedor para que ele possa calcular o preço da viagem de acordo com as opções do cliente.
Código: -

Características Externas: Classe: Textual
                                           Suporte: Papel
                                           Formato: Folha avulsa
                                           Forma: Cópia
Produtor: Departamento de Gestão de vendas
Destinatário: Vendedor
Legislação: Legislação Tributária (?)
Trâmite: A tabela de preços é gerada em uma reunião entre o Departamento de Gestão de Vendas e o Departamento de Gestão de finanças, que em conjnto, determinam os preços de cada serviço concernente às viagens virtuais. Assim que fica pronta, a tabela de preços é distribuida para aos vendedores da empresa, para que estes possam  fornecer os preços dos produtos aos clientes.
Documentos básicos que compõem o processo: Para criar uma tabela de preços é necessária uma pesquisa de diversos fatores referentes não somente às finanças da empresa, mas também de fatores relacionados ao mercado externo, e à legislção vigente. Por desconhecimento desta área, decidimos não espeficiar os documentos que compõe o processo de elaboração de uma tabela de preços. Quanto à tramitação, não há outros documentos que componham este trâmite ou a utilização do documento.
Ordenação da série: Cronológico a partir da data de vencimento.
Conteúdo: Nome e endereço da empresa, logotipo, tipo de viagem, local da viagem os custos de cada viagem, impostos, custos da empresa para realiazaçao de cada viaem, comissão das vendas, e enfim, os preços finais de cada tipo de viagem.
Vigência: é determinada pelas modificações de preços no ramo da empresa, e pelas modificações econômicas no país e no mundo. Podem valer tanto por um mês quanto por um ano, por exemplo.
Eliminação: 5 anos após o término da vigência
Acesso: Restrito aos funcionários dos Departamentos de Gestão de Finanças e de Viagens Virtuais e aos vendedores.



Prospecto

Denominação: Prospecto (essa denominação foi criada pelo grupo mesmo...)
Descrição: Conjunto de Informações sobre as viagens virutias. Constitui espécie de propaganda sobre o serviço prestado pela empresa, além de uma imagem do local a ser conhecido.
Código: --
Características Externas: Classe: Textual
                                           Suporte: Papel
                                           Formato: Cartaz
                                           Forma: Cópia
Produtor: Departamento de divulgação dos serviços de viagem
Destinatário: Publico externo.
Legislação: Legislação sobre direitos autorais. (?)
Trâmite: O trâmite deste documento não tem um trâmite específico, visto que depois de produzido, ele pode ser anexado em qualquer local público ou não, a fim de atrair a clientela. Assim, o trâmite termina nesta atividade.
Documentos básicos que compõem o processo: O prospecto é um documento independente.
Ordenação da série: Cronológica - pelo ano de produção do prospecto e depois alfabética - pelo nome do local.
Conteúdo: Nome, logotipo, telefone e endereço da empresa. Imagem e nome do possivel local de viagens.
Vigência: 1 ano.
Eliminação: Cada via original do prospecto é de guarda permanente para a empresa, pois retrata sua trajetória insitucional e a história de suas atividades.
Acesso: Livre.



Ilustrações Impossíveis 

Denominação: Ilustrações impossíveis Descrição: Documento que contem uma "ilustração impossível", que retrata algumas situações possíveis nas viagens virutias, para fins de divulgação do serviço prestado pela empresa.
Código: -
Características Externas: Classe:
                                           Suporte: Papel
                                           Formato: Folha Avulsa
                                           Forma: Cópia
Produtor: Departamento de Controle de Viagens Virtuais
Destinatário: Cliente interessado.
Legislação: --
Trâmite: O departamento de Controle de Viagens Virtuais seleciona essas imagens para ilustrar possíveis situações das viagens virtuais, como modo de ilustração para o cliente interessdo.
Documentos básicos que compõem o processo: é um documento independente.
Ordenação da série: Cronológica pelo ano de produção.
Conteúdo: Figura e seu nome.
Vigência: 1 ano.
Eliminação: 1 ano após vigência.
Acesso: Restrito aos funcionários do Departamento de Controle de Viagens Virtuais e aos vendedores.



Ficha Funcional

Denominação: Ficha Funcional
Descrição: A Ficha Funcional é um documento da empresa que contém inofrmações referente a quaisquer pessoas que venham a ser contradadas como funcionarios da MCE Byte. Possui informações de caráter pessoal e profissional, e servem para identificar e controlar os direitos e deveres do funcionário.
Código: --
Características Externas: Classe: Textual
                                           Suporte: Papel
                                           Formato: Folha Avulsa
                                           Forma: Cópia
Produtor: Departamento de Gestão de Pessoas
Destinatário: Departamento de Gestão de Pessoas
Legislação: Regime de contratação por CLT. - Legislação vigente
Trâmite: Após a entrevista, o funcionário é encaminhado ao Departamento de Gestão de Pessoas da empresa, para que fornecer seus dados para posterior confecção da ficha funcional. Ou seja, o documento é criado ali, e sua "vida útil" se encerra por la mesmo, já que o maior interessado neste documento é o proprio Departamento de Gestão de Pessoas
Documentos básicos que compõem o processo: O processo de criação da ficha funcional não agrega outros documentos,a nao ser os documentos pesosais o prórprio funcionário.
Ordenação da série: Funcionários Ativos e Funcionários Desligados. Dentro desta divisão, ordem alfabética.
Conteúdo: A ficha funcional contem os dados pessoais da pessoa (funcionario) - nome, número de registro na emrpesa (matrícula), data de nascimento, endereço, telefone, estado civil, nome do conjuge, se tem filhos e quais os nomes, numero da carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, número da conta bancária (para efetuar o pagamento), data de admissão, de rescisão, histórico dentro da empresa (cargos/funções), período destas funções, e um campo para observações.
Vigência: Até o desligamento do funcionário.
Eliminação: 100 anos após desligamento do funcionário. (ou seria guarda permanente?)....
Acesso: Restrito aos funcionários do Departamento de Gestão de Pessoas e às administrações superiores a este.



Nota Fiscal

Denominação: Nota fiscal de Venda do Consumidor
Descrição: A nota é um registro que contém a discriminação, quantidade, valor e data do serviço prestado ou do produto vendido pela empresa.
Código: --
Características Externas: Classe: Textual
                                           Suporte: Papel
                                           Formato: Folha Avulsa
                                           Forma: Cópia.
Produtor: MCE Byte - Departamento de Gestão de Vendas
Destinatário: São dois destinatários diferentes: a via original fica com o cliente e a outra fica no Departamento de Gestão de Finanças da Empresa.
Legislação: Código de Defesa do Consumidor
Trâmite: Ao finalizar a venda, o vendedor preenche um bloco de ntoas contendo duas vias preenchidas. Essas vias são entregues uma ao cliente, e a outra fica em poder da empresa: no Departamento de Gestão de Finanças.
Documentos básicos que compõem o processo: Para criação da nota fiscal basta os dados do cliente, que são comprovados através de seus documentos pessoais. Somente estes documentos participam do processo de criação e trâmite de uma nota fiscal de vendas.
Ordenação da série: Cronológica (e consequentemente por ordem númerica das notas)
Conteúdo: A nota fiscal deve conter um número de identificação, timbre e dados da empresa: nome, endereço, telefone, CNPJ (ou cadastro da empresa no órgao responsável), a data da compra, nome e endereço do comprador, quantidade, discriminação e valor dos serviços/produtos adquiridos, valor total.
Vigência: Até o fim da garantia do produto/serviço.
Eliminação: guarda permanente.
Acesso: Restrito aos funcionarios da empresa (na empresa) e ao comprador.


Bom pessoas é isso, o grupo achou a atividade um pouco complexa, principalmente na hora de analisar os documentos da suposta "divulgação" da empresa. Tentar determinar o trâmite, a vigência, e os documentos que compõem o processo foram as partes mais complicadas da análise, porque a gente teve que imaginar a rotina da empresa e o contexto em que ela atua. E essa parte sim, foi um pouco complicada por não termos afinidades com determinados fatores como por exemplo a parte da legislação....
Enfim, todo aprendizado é válido, esperamos que a atividade esteja correta!. se não queremos saber o que está errado e tentar corrigir ...Enfim, todo aprendizado é válido não é mesmo?

Inteh daqui a pouco povo meu!!!!!!!


\0/ Tardi procÊs!



2 Responses
  1. Givanildo Says:

    Concordo com vcs. Ficou interessante a análise de vcs. Legal, abraços...