Glossário



Acervo: Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


Acesso: Possibilidade de consultar a documentos e informações. Função arquivística destinada a tornar acessíveis os documentos e a promover sua utilização. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Arquivista: Profissional de nível superior, com formação em arquivologia ou experiência reconhecida pelo Estado. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Arquivo: Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Arquivologia: Disciplina que estuda a função do arquivo e os princípios e técnicas a serem observadas na produção, organização guarda, preservação e utilização dos arquivos. Também chamada de arquivística. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Documento: Unidade de registro de informação, qualquer que seja o suporte ou formato. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Documento Sigiloso: Documento que pela natureza de seu conteúdo sofre restrição de acesso. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Dossiê: Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Filme: Película ou fita plástica flexível capaz de fixar imagens em positivo ou negativo. Seqüência de imagens distintas que, projetadas uma após a outra, dão a ilusão de movimento.

Informação: Elemento referencial, noção, idéia ou mensagem contidos num documento. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Autenticação: atestação de que um documento é verdadeiro ou de que uma cópia reproduz fielmente o ORIGINAL, de acordo com as normas legais de validação. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Original: 1.documento produzido pela primeira vez ou em primeiro lugar 2. versão final de um documento, já na sua forma apropriada (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Diplomática: Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Espécie Documental: Divisão de gênero documental que reune tipos documentais por seu formato. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Tipo Documental: Divisão da espécie documental que reune documetos por suas caracteristicas comuns no que diz respeito a formula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica de registro. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)



Acusar: Imputar uma falta, um erro, um crime a alguém. Acusar de negligência, de covardia. (Dicionário Aurélio Online)


Perseguição: Ato ou efeito de perseguir, de ir no encalço de uma pessoa ou coisa que foge. Ato ou efeito de oprimir ou prejudicar alguém. (Dicionário Aurélio Online)

Provar: Mostrar a verdade, a realidade, à autenticidade de uma coisa com razões, fatos, testemunhos, documentos etc. (Dicionário Aurélio Online)

1 Response
  1. Olá, garotas!
    Vocês que o filme que vocês postaram não é o mesmo que vocês assistiram, neh!?

    E o glossário de vocês pode ficar melhor. Coloquem a referência. De onde vcs tiraram as definições e complementem com mais termos: Arquivo; Arquivística; Documento de Arquivo; Informação; e conceitos relacionados ao tema de vocês.
    É isso!
    ;)